O que quero vender não tem estoque!!! E agora???
Em muitas situações dentro das empresas, seja ela indústria ou comércio, é comum ouvirmos da equipe de vendas ou os vendedores dizerem assim: “O que quero vender não tem estoque! E agora? Nessa empresa nunca tem o que preciso vender”.
Existem ainda algumas dúvidas que a equipe de vendas tem, como por exemplo:
O que eles devem falar para o cliente?
De quem é a culpa?
Normalmente os vendedores veem da seguinte forma:
Estoque no comércio: a culpa é do dono que não abasteceu o estoque ou quando abasteceu não comprou o que é mais vendido. E a equipe de vendas diz: “Está vendo! Comprou tudo menos o que mais vendemos”.
Estoque na empresa: a culpa é da produção ou do PCP que produziu tudo, menos os produtos que mais vendemos. E quando falta um material a equipe de vendas vai em cima de quem toma conta do estoque e diz assim: “onde já se viu faltar esse material” e por aí vai…
Será que o dono sabe de todos os itens detalhadamente, principalmente os que são mais vendidos?
Será que os relatórios foram feitos? Se foram estão corretos? Foram entregues?
Acredito que não, porque se o dono tivesse os relatórios nas mãos e se soubesse exatamente o que mais vende, ele iria com toda certeza compra-los, pois, sendo ele o dono do negócio o que ele mais quer é aumentar o seu faturamento.
Por outro lado, nas empresas vejo que muitas vezes quem assume e decide o que produzir é o pessoal do PCP junto com a produção ou o próprio analista de materiais onde na maioria das vezes fazem esse trabalho sem ter informação do que será vendido.
Quem atende o cliente é que precisa saber o que será vendido, ou melhor precisa assumir um número e informar aos departamentos internos. Não é de responsabilidade dos departamentos internos assumirem uma informação do que vai ser vendido porque eles não têm contato direto com os clientes. E se estão fazendo, precisam melhorar esse processo para evitar problemas, pois, podem estar fazendo o que não precisam e deixam de fazer o que precisa.
E no comércio? A mesma coisa, afinal é o departamento de vendas que precisa informar o que vai vender.
Em muitos casos o que falta é uma coisa muito simples, a “comunicação” por parte da equipe de vendas com as demais áreas.
Ao passo que essa comunicação começa a existir muitos muros irão sendo quebrados e com certeza os departamentos irão começar a entender as dificuldades de cada um.
Colaboração de Celso Luchezzi