Administração e Auditoria em Condomínios
Com o objetivo de validar as despesas e as receitas do condomínio, bem como identificar potenciais indicadores de falhas nos processos da Gestão Condominial, a contratação de serviços de auditoria de condomínios está cada dia mais frequente.
O papel da auditoria em um condomínio tem como principal pilar, dar assistência para que o Conselho aprove as contas do período (atual ou retroativo) com segurança.
As melhores práticas indicam que haja uma conferência mensal das contas e da gestão condominial, garantindo que o condomínio não esteja exposto a riscos, como por exemplo: fiscais, financeiros, trabalhistas e até a má administração.
BENEFÍCIOS
- Segurança de um relatório gerado por uma auditoria em sua prestação de contas.
- Confiabilidade e eficácia nas informações relatadas.
- Avaliação do sistema de controles internos administrativos, visando a eliminação de riscos financeiros e tributários (diversos).
- Avaliação do gerenciamento administrativo e contábil do condomínio, principalmente em casos de terceirização.
- Aprimoramento das informações gerenciais a serem oferecidas aos condôminos.Avaliação geral das operações para oferecer sempre o melhor custo/benefício para o condômino.
ADMINISTRAÇÃO E ASSESSORIA EM CONDOMÍNIOS
A linha de acompanhamento é ampla em sua metodologia:
Verificação das contas por torres e unidades, além das obrigações contábeis, departamento pessoal e fiscal.
Apoio às rotinas Administrativas e Financeiras, como: Fluxo de caixa, Contas a pagar / receber e cobranças.
Gerencial: Gerenciamento de unidades do condomínio no intuito de manter o padrão oferecido pelo síndico. O trabalho visa orientar os proprietários ou locatários da unidade, sobre as melhores práticas para o convívio harmonioso entre a Administração e os Moradores.
Operacional: Acompanhamento aplicado ao quadro de colaboradores das unidades do condomínio garantindo uma maior aplicabilidade dos recursos disponibilizados, para uma redução dos custos fixos e variáveis de cada Torre.
Estruturação e Reestruturação da organização e dos profissionais, alinhando de forma estratégica suas atividades dentro do condomínio.
Acompanhamento nas Áreas:
Contábil e Fiscal;
Recursos Humanos e Departamento Pessoal;
Controle de Ativo (Maquinas e Equipamentos);
Levantamento do inventário físico respeitando as normas estabelecidas, etiquetando e codificando os bens.
ATUALMENTE NO MERCADO...
Com a crescente demanda das tarefas Administrativas, Fiscais e Operacionais, além de pontos de conflitos entre os moradores e o sindico, esta cada vez mais difícil manter um sindico-morador no condominio.
Muitos Condomínios estão optando por um Sindico Profissional na qualidade de manter uma infraestrutura mais bem elaborada, onde esse profissional fica focado e dedicado diretamente no dia a dia do Condominio, deixando o Subsíndico e o corpo diretivo / consultivo com mais liberdade para questões de ordem gerenciais e controles financeiros.
A Ecobras pode ajudar seu Condominio na transição desse processo, viabilizando a mudança desse regime Sindico-Morador X Sindico profissional.
REGIMENTO INTERNO
Será que nas Assembleias (onde foram criadas novas normas e procedimentos) os documentos do Regimento Interno do Condominio estão sendo atualizados?
A quanto tempo o Regimento Interno do SEU condominio foi atualizado?
Contate-nos